9 dicas para seguir antes e depois de publicar algo em seu blog

segunda-feira, janeiro 11, 2016

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre pontos importantes a serem observados antes e depois de publicar algo no blog. São 17 coisas que você deve fazer antes e depois de clicar em "Publicar" seu próximo post.

Pode parecer muito, mas muitos destes passos podem ser feitos muito rapidamente ou ao longo do tempo, naturalmente, com o costume. Além disso, se você ama o seu bloguinho e coloca seu esforço em jogo pra escrever o post, por que não tirar uns minutinhos extra pra se certificar de que tá tudo perfeitinho, né? Vamos lá:

ANTES DE PUBLICAR:

1. Escreva um título chamativo, observando esses dois pontos:
Ele inclui palavras-chave ou frases.
É persuasivo ou incentiva alguém a clicar.

O título do post é, talvez, a parte mais importante. Se o título é fraco - mesmo se o conteúdo for ótimo - as pessoas se sentirão menos propensas a clicar e realmente ler. Com um título persuasivo, você vai ter mais pessoas clicando, logo, mais acessos.

E a questão das "palavras-chave"... você também tá otimizando seu post no Google. Pense em algo que você digitaria no campo de pesquisa na hora de procurar sobre o assunto que você está abordando no post.

Por exemplo: Posso entitular uma postagem com "As coisas que eu aprendi sobre o Blogger" // Mas se eu colocar: "Dicas para novos blogueiros - Como crescer com o Blog" vai chamar muito mais atenção e a chance de alguém procurar com essas palavras no google, é muito maior. Entenderam?

2. Divida o texto em seções menores com subtítulos.

Quando eu vejo um blog com textos inteiros e enormes - mesmo que seja algo que eu estou interessada em ler - eu fecho e procuro outro link, mais enxuto. Seja objetivo e organizado.

3. Link direto para postagens passadas citadas no post atual.

Link direto é, basicamente, apenas linkar o post que você cita no texto, no que você está criando. Isso tanto dá a seus leitores mais informações sobre o tópico (útil!), quanto também mantém as pessoas em seu site por mais tempo (#YAY).

4. Adicionar uma pergunta no final para incentivar os comentários.

Fazendo uma pergunta no final de um post, você incentiva as pessoas a comentarem. Isso é algo pequeno, mas que ajuda as pessoas a interagirem com você.

5. Revise!

Eu sei. É chato! Mas é preciso! Se tem dúvida de como escrever alguma palavra, dê um Google e certifique-se de que não há erros gramaticais ou ortográficos. Não há nada PIOR e mais feio do que uma blogueira que escreve errado. Isso é sério, talvez você não esteja conseguindo algumas oportunidades, inclusive, porque não tá atentando-se pra esse passo que é um dos mais importantes, sem dúvida! Não basta confiar, conferir é melhor.

DEPOIS DE PUBLICAR:

6. Publique seu post no seu Facebook pessoal ou página, o que você mantem.

Escolha uma foto a ver com o tema, uma legenda chamando para visitarem seu blog no Instagram e, quem sabe, um link no Twitter pra galera dar um retweet. Jogue ao vento em todas as suas redes sociais, mas jamais faça spam.

7. Responda comentários.

Se seu post receber qualquer observação, faça um esforço pra responde-la o quanto antes, principalmente se forem dúvidas. Assim, você constrói um público mais forte, mais engajado, e leitores que irão voltar ao seu site, pois eles se sentirão valorizados.

8. Verifique as estatísticas do post.

As estatísticas são super importantes, pois mostram o quanto o post gerou engajamento, te mostrando assim, se é interessante ou não, voltar a falar sobre aquele assunto abordado. Dessa forma, você vai entender cada vez mais, se o seu público gosta de ler sobre o conteúdo abordado. E é simples, mais visualizações e mais cliques, mais interesse. Diretamente proporcional.

9. De tempos em tempos, relembre seus seguidores de posts antigos.

O famoso "looping". Basicamente, é o repost dos seus posts antigos em suas redes sociais. Dessa forma, você mantem todo o conteúdo do blog, tanto o mais atual, quanto o mais antigo, em constante rotação.


Parece simples e chato, não é? Mas vão por mim: faz MUITA diferença.
Uma boa ideia, é fazer dos tópicos, um checklist, e passar a analisá-los cada vez que publicar algo novo no seu blog. Certo?

Espero que tenham gostado das dicas. Acham que faltou algum ponto?
Beijinhos e até a próxima =***

You Might Also Like

0 comentários