O valor de uma amizade

sexta-feira, janeiro 15, 2016

Se você conseguir, por pelo menos 2 minutos, lembrar de um momento da sua vida que tenha sido marcante e não tenha a lembrança de um amigo, não precisa ler esse texto.

"Amigo é aquela pessoa que te faz sorrir e ver o lado bom das coisas, mesmo quando tudo tá uma merda. Essa é a definição mais real sobre amizade que você vai ler na vida. Se não fizer nenhum sentido, sinto muito, mas talvez seja uma boa ideia sair e conhecer pessoas novas." (Bruna Vieira)

Eu sou feita de lembranças, talvez por isso eu goste tanto de escrever. É como se eternizasse isso que eu sinto, que eu tenho vontade de pegar um microfone e falar pro mundo todo. E olhando minhas fotos, percebi o quão dependente sou das minhas amizades. Longas, passageiras, sazonais, novas ou antigas. Cada pessoa que passa por mim, tanto as que vão, quanto as que ficam, me transformam e marcam meus momentos. Seria tudo tão bored se fosse sozinha... não ia ter a amiga pra achar graça do meu jeito meio rude, mesmo sendo carinhosa... a amiga pra entender as fases da vida e entender que uma amizade vale mais que qualquer situação que a vida possa ter disposto... o amigo que você só vê uma vez ou outra, mas que quando tá perto, faz diferença como se tivesse ali, grudado 24h por dia. Aqueles amigos que fizeram a faculdade menos chata, os que te apresentaram os seus melhores crushes, aqueles que dividiram contigo a emoção de fazer alguma coisa errada ou proibida, alguma vez na vida. Nós, somos feitos de lembranças, não sou só eu.

Sempre que alguém morre, eu tenho um costume estranho de ir no Facebook da pessoa pra ver as mensagens que os amigos deixam. Já repararam o quão valiosas elas são? Tão sempre cheias de memórias, de momentos, de adeus carregados de lembranças. E é isso que eu planejo. Ter lembranças bonitas dos meus amigos, e SER uma lembrança bonita.

Martha Medeiros escreveu muito bem sobre a amizade nesse trecho, concordam comigo?

"A amizade é o melhor – e provavelmente – o único antídoto contra a solidão. E não precisa ser uma amizade grandiloquente, do tipo grude 24 horas e sem segredos. Uma amizade pode ser forte e leve ao mesmo tempo. E melhor ainda se forem amizades variadas. Uma boa amiga para ser sua sócia, outra para dar dicas de viagens, uma amiga especial para conversar sobre sentimentos escusos, outra amiga fantástica para falar sobre livros e filmes, uma amiga indispensável para lhe dar um ombro quando você está caidaça. Nenhum problema em departamentalizar. Ao menos nas amizades, viva a poligamia.

Amigos homens são igualmente imprescindíveis. Quando ouço que não existe amizade entre homem e mulher por causa da possibilidade de um envolvimento amoroso, pergunto: e daí? Qual o problema de haver uma sensualidade no ar? Todas as relações incluem alguma espécie de sedução – todas.

Amigo homem é bom porque eles não falam toda hora sobre filhos, empregadas, liquidações, esses papos xaropes. Amigo homem não faz drama, ri das nossas manias, traz novos pontos de vista sobre as coisas que nos angustiam, não pede nossas roupas emprestadas e, o que é melhor, comenta sobre suas ex-namoradas e com isso acaba nos dando dicas muito úteis para enfrentar esta tal guerra dos sexos.

Amiga de infância, amiga irmã, amigo homem, amigo gay, amigos virtuais, amigos inteligentes, amigos engraçados, amigos que não cobram, que não são rancorosos, amigos gentis, amigos que se mantêm amigos na distância e no silêncio, todos eles ajudam a formar nossa identidade e a nos sentir protegidos nesta sociedade cada vez mais bruta e individualista. E não posso esquecer do melhor amigo de todos, e não é seu cachorro, seu gato ou seu hamster: estou falando daquele ser humano com quem a gente casou, aquela pessoa que convive conosco dia e noite, numa promiscuidade escandalosa, e cujo vínculo se mantém com muita paciência, humor, respeito e solidariedade, tal qual acontece entre os verdadeiros amigos do peito."

A amizade, é a coisa mais bonita do mundo. Pra mim, é igual essa foto, em que todo mundo saiu bem. Cada um doando um pouco de si, sempre somando um pouquinho de personalidade e boas histórias pra contar.

You Might Also Like

0 comentários